Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/httpd/htdocs/enpavibr/templates/enpavi-padrao/index.php on line 47

Notícias

Velocidade do BRT será até 42% mais rápido que transporte comum

A informação foi confirmada hoje durante a assinatura da ordem de serviço para a construção das estações de transferência Bonfim, Alberto Sarmento e Rodoviária



16/5/2018

ACidadeON/Campinas



A velocidade média do BRT em Campinas pode chegar a ser até 42% mais rápido que o transporte público convencional. A afirmação foi feita pela Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, durante a assinatura da ordem de serviço para a construção das estações de transferência Bonfim, Alberto Sarmento e Rodoviária.



De acordo com o secretário, a velocidade média dos ônibus do transporte convencional é de 21 km/h nos corredores exclusivos. No BRT, essa média vai chegar a 30 km/h.



"Além da própria velocidade do deslocamento, já que serão corredores exclusivos, o embarque e desembarque será mais rápido, porque não terá catraca", comentou.



O secretário também informou que a partir do momento em que os corredores forem ficando prontos, os trechos serão liberados para o transporte convencional, até que seja inaugurado de forma completa para o BRT.



"Vamos ter que ter ideias bastante criativas para o uso, e o plano, chamado de plano operacional, já está sendo elaborado. Até o final este ano, teremos trechos liberados", disse.



Segundo a Emdec, durante as obras, haverá agentes de mobilidade urbana e informações na imprensa que vão orientar o motorista com os desvios.



O BRT é composto de três corredores: um liga o Centro da cidade ao distrito do Campo Grande; outro liga o Centro ao distrito do Ouro Verde e o terceiro, chamado de Perimetral, interliga os dois corredores, totalizando cerca de 36 quilômetros de corredores. O BRT de Campinas deverá ser concluído até 2020. A obra vai beneficiar meio milhão de pessoas.